5 funções de um profissional na área da estética

 

 A área da estética está em constante crescimento no mercado português. Com o aumento das expectativas dos consumidores e da sua preocupação com a beleza e bem estar, verifica-se uma crescente procura por profissionais de estética. Este é um setor em expansão com várias oportunidades e ramos a seguir.

 

O mercado da estética é um dos mercados mais promissores do nosso país. Este é um setor profissional em constante evolução e, ao contrário de outras áreas, não sofre de oscilações sazonais. A tendência é que este mercado continue em crescimento exponencial e, por esse mesmo motivo, emprega milhares de profissionais que divergem para diferentes ramos.
Nos últimos anos, as pessoas têm vindo a preocupar-se mais com a sua aparência e saúde, o que acaba por gerar mais atividade na área e, por consequente, uma maior procura por profissionais especializados. Ainda neste âmbito, as expectativas dos consumidores, como em todos os setores económicos, têm vindo a aumentar, pelo que se tem tornado fundamental oferecer novos serviços que assegurem o seu bem estar e que respondam às suas necessidades. Assim, é necessário que quem procura trabalhar neste campo se qualifique da melhor forma.


Ora, um profissional na área da estética lida com todas as questões relacionadas com o bem estar dos clientes. Este deve ser capaz de avaliar e identificar qual o tratamento correto a aplicar em cada paciente. A sua principal função é tratar do corpo, do rosto e da saúde, aplicando produtos cosméticos e técnicas adequadas. Dentro destas técnicas incluem-se as de tratamento de rosto, de massagens corporais, de manicure, entre outras.
Após se formar nesta área, um(a) esteticista poderá trabalhar em centros de estética, salões de beleza, hotéis, SPA, ginásios, unidades termais ou até mesmo ao domicílio, através da prestação de serviços ou consultoria de cosméticos.

 

Sendo um setor com diversos ramos a seguir, apresentamos-lhe 5 possíveis funções de um profissional de estética:
-Depilador e aplicação de técnicas como o design de sobrancelhas;
-Maquilhador profissional, permitindo o trabalho em áreas como a da televisão, cinema, teatro e desfiles de moda;
-Manicure e pedicure, incluindo também a aplicação de unhas de gel e técnicas de nail art;
-Técnico de tratamentos de rosto;
-Técnico de massagens corporais e drenagem linfática.


Para quem ambiciona um futuro repleto de oportunidades profissionais e de sucesso, a área da estética é uma boa solução. Além de se verificar uma tendência positiva no seu crescimento económico, face à evolução das perceções e preferências dos consumidores tem vindo a manifestar-se uma necessidade crescente de profissionais especializados na área. É também um setor com vários ramos de trabalho, podendo os profissionais seguir aquele pelo qual mais se interessam.

Se é apaixonado (a) pela área da estética, beleza e cosmetologia e deseja aprofundar os seus conhecimentos e aperfeiçoar as suas habilidades, inscreva-se no nosso curso de esteticista e comece já a praticar.